- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego na região da Madeira -

A procura de emprego e o Facebook

Perfil | Publicações | Segurança | Grupos e Páginas | Anúncios | Outros | Descubra mais

 Sobre o suas Publicações 

COMUNIQUE COM EDUCAÇÃO

Nunca deve escrever publicações ou comentários de desabafo, sarcasmo ou indiretas para outras pessoas. Deve construir uma imagem de alguém que comunica de forma educada. 
Lembre-se que tudo o que faz no Facebook permanece visível para um número incontrolável de pessoas e durante muito tempo. A opinião que estas fazem sobre a qualidade da sua comunicação online são decisivas para o seu sucesso na procura de emprego no Facebook.

EVITE POLÉMICAS

Tenha muito cuidado com as opiniões que exprime no Facebook. Além delas poderem ser vistas por pessoas que não conhece, e importantes para uma futura contratação, também podem ser mal interpretadas e ofenderem alguém. 
Assuntos como religião, futebol e politica são sempre sensíveis. Já agora evite opiniões negativas, ou que possam ser interpretadas como tal, sobre empresas e marcas. No futuro estas poderão recrutar colaboradores e você não irá querer que algo escrito no passado possa manchar a sua candidatura.

NÃO RECLAME DO TRABALHO OU DE EMPRESAS

Nunca faça publicações ou comentários negativos sobre o seu trabalho ou empresas. Estas situações podem trazer-lhe conflitos e desconfortos com a atual empresa ou futuros recrutadores, além transmitirem uma má imagem de si. 
Se deseja mesmo escrever algo deste género, faça-o em privado. Por exemplo, por mensagem privada e apenas para pessoas que conhece e confia. Mantenha uma postura discreta e profissional. Apenas escreva coisas que falaria presencialmente e que não possam prejudicar a ideia que os outros possam fazer de si.

CUIDADO COM AS IMAGENS CONTROVERSAS

Seja muito seletivo e critico nas fotos que partilha. Antes de as partilhar, pense como elas poderão ser interpretadas pelos seus amigos ou outras pessoas. Caso a partilha for pública isto é ainda mais importante. 
Imagens polémicas, e suscetíveis de segundas interpretações, podem causar desconfortos e mal-entendidos entre você e quem está a recrutar. Podem ainda contribuir para que os outros façam uma má ideia de si, isto é, prejudicial para uma eventual candidatura a um emprego. O mesmo aplica-se aos vídeos.

PARTILHE A SUA EVOLUÇÃO

O seu desenvolvimento, pessoal e profissional, é importante porque mostra o seu empenho em melhorar ou aperfeiçoar-se. Neste sentido é importante partilhar os cursos, ações de formação, conferências, e outros eventos deste tipo em que tenha participado. 
Os livros, artigos, documentários e outros conteúdos do género, também são recursos que podem testemunhar a sua evolução, por isso, partilhe-os no seu perfil. Ao partilhar estas atividades também está a ligar-se a outras pessoas que partilham dos mesmos interesses e, por consequência, a conseguir que o seu perfil ganhe uma maior visualização e credibilidade. 
Depois destas partilhas o Facebook irá passar a sugerir-lhe outras ligações relacionadas com estes assuntos, permitindo-lhe descobrir novos conteúdos e aprimorar os seus conhecimentos.

PARTILHE O SEU CURRÍCULO

Um currículo é um documento fundamental para quem procura emprego. Partilhe o seu no Facebook, no seu mural (cronologia) ou em grupos específicos para a procura de emprego. 
Pode escrever um pequeno texto a colocar no seu mural. Mas também pode publicar o seu currículo na internet (a partir de páginas de currículos online, como o Livecareer) e divulgar apenas o endereço para que seja lido pelos seus recrutadores. Neste caso, aconselhamos a criar uma versão do seu currículo, própria para partilhar no Facebook, que não tenha informações pessoais (como números de telefones, moradas, etc.) e que seja mais sintético (pequeno resumo) do que o seu currículo normal.

ANUNCIE QUE ESTÁ À PROCURA DE EMPREGO

Pode fazer publicações a anunciar que está à procura de emprego e que tipo de trabalho pretende. Coloque algumas Informações que julgue importantes como as suas habilitações, idade, experiência profissional. 
Não divulgue o seu número de telefone. Peça para ser contactado por mensagem privada ou coloque o seu endereço de email. Pode fazer estas publicações no seu perfil, mas alcançará mais visibilidade se publicar nas páginas e grupos do Facebook relacionadas com a procura e oferta de emprego.
Por exemplo o nosso grupo: www.facebook.com/groups/grupo.revivernarede. Quem tiver mais experiência nas tecnologias pode fazer um anúncio mais profissional, por exemplo, compondo uma imagem ou mesmo produzindo um vídeo.

PARTILHE A SUA PRESENÇA NA INTERNET

Atualmente existem vários tipos espaços na internet que nos possibilitam ter uma forte presença online. Por exemplo, além do Facebook, podemos ter perfis em diferentes redes sociais como o Instagram, Twitter, Linkedin, etc. Mas também existem os blogues onde podemos publicar outro tipo de conteúdos. 
Será interessante partilhar esses perfis, casos os tenha, com os eventuais recrutadores ou mesmo no seu currículo. Mas tenha em atenção que os conteúdos destes devem contribuir para valorizar a sua imagem junto de quem está a recrutar.

__________
Continuar a ler mais: