- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego na região da Madeira -

A procura de emprego e o Facebook

Perfil | Publicações | Segurança | Grupos e Páginas | Anúncios | Outros | Descubra mais

 Sobre o seu Perfil 

COLOQUE UMA FOTO DE PERFIL

A foto de perfil do Facebook diz muito sobre o tipo de pessoa que somos.  Por isso tenha cuidado com a foto que coloca. Ela está visível em todas as suas publicações e comentários. 
Coloque uma foto formal e que transmita uma boa imagem de si. Pense no tipo de foto mais apropriado, tendo em conta o emprego que procura e as empresas nas quais deseja trabalhar. 
Não aconselhamos a alterar muitas vezes a foto do seu perfil. A pessoas habituam-se e vê-lo(a) com a mesma foto, e já o(a) identificam pela foto do seu perfil.

ALTERE A FOTO DE CAPA DO SEU PERFIL.

A foto de capa do seu de perfil serve para o ilustrar, mas também diz muito sobre o seu tipo de pessoa, gostos e interesses. Coloque uma foto que transmita uma boa imagem de si. 
Pode alterar esta foto frequentemente para dar mais visibilidade ao seu perfil.

SEJA SELETIVO COM SUAS AMIZADES

Seja seletivo com os seus amigos no Facebook. Não adicione qualquer pessoa à sua lista de amigos. Quem vê o ser perfil também avalia o tipo de contactos que você tem e com quem costuma de relaciona-se. 
Se o seu perfil estiver relacionado com pessoas, cujo perfil no Facebook transmita uma má imagem, também pode afetar a sua própria imagem. Por outro lado, se o seu perfil tiver como amigos pessoas de reconhecido credibilidade, tal irá aumentar o seu valor. 
Costuma-se dizer que os amigos com quem nos relacionamos ajudam a definir o tipo de pessoa que somos, por isso também tenha cuidado com quem é amigo no Facebook.

PROCURE QUEM RECRUTA NO FACEBOOK

Claro que as pessoas que recrutam também podem ter um perfil no Facebook. Muitos delas são empresários ou responsáveis por departamentos de pessoal ou recursos humanos. 
Tente saber quem são e pesquise por essas pessoas no Facebook. Observe o seu perfil. Pode mesmo passar a segui-las ou pedir para as adicionar como suas amigas. Dessa forma pode saber mais sobre elas e preparar-se melhor para eventuais entrevistas de seleção. Por vezes, algumas delas fazem publicações com oportunidades de emprego.  Aconselhamos que adote uma postura discreta em relação a estas pessoas e tenha o cuidado para não invadir a sua privacidade.

CRIE UM PERFIL PROFISSIONAL

A criação de um segundo perfil, com um objetivo profissional, é uma boa forma de separar a atividade pessoal e a de procura de emprego, evitando algumas preocupações. 
O perfil pessoal será para interação com os seus amigos, no qual tem mais liberdade e controlo da privacidade. O outro terá como objetivo a construção uma imagem de si propicia à procura de emprego, onde deve ponderar todas as suas interações e demonstrar as suas habilidades de comunicação. Neste perfil, com menos privacidade para ser mais visível, pode adicionar outras pessoas que não são suas conhecidas, mas que julgue serem importantes para estabelecer contactos relevantes. Aproveite-o para partilhar conteúdos interessantes e escrever mensagens/comentários para outros profissionais e empresas, além de outras atividades que contribuam para promover a sua imagem. 
No entanto, no dia a dia, não é fácil nem prático gerir dois perfis no Facebook. É uma sugestão que deve ponderar devidamente antes de avançar. 

__________
Continuar a ler mais: