- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego na região da Madeira -

A procura de emprego e o Facebook

Perfil | Publicações | Segurança | Grupos e Páginas | Anúncios | Outros | Descubra mais

 Sobre os Anúncios 

RESPONDA A ANÚNCIOS

Quando encontrar um anúncio de emprego no Facebook. Tente não responder nos comentários porque as outras pessoas não têm que saber do seu interesse ou candidatura. Também não deve de colocar o seu número de telefone nos comentários pedindo que lhe telefonem. 
Verifique se o anúncio não tem uma forma de contacto mais discreta, como um email ou número de telefone. Por vezes também pode responder através do Facebook, por mensagem privada.

COLOQUE DÚVIDAS AOS ANÚNCIOS

Se tem dúvidas sobre um determinado de anúncio de emprego, que encontrou publicado no Facebook, tente não fazer perguntas nos comentários. A melhor estratégia é enviar uma mensagem privada para o perfil que o publicou. Mas tenha em atenção que, frequentemente, quem partilha os anúncios pode não ser a mesma pessoa que está a recrutar, mas alguém que o encontrou e está a ajudar a divulgá-lo.  Verifique se o anúncio não tem um contacto para receber as candidaturas e para o qual possa enviar a sua dúvida. 
No entanto, se for um email, pode acontecer que não lhe respondam com a urgência necessária. Aconselhamos que faça a sua candidatura e não fique a aguardar a resposta. 
Verifica-se, muitas vezes, que muitas dúvidas são porque os candidatos não leem com atenção os anúncios. Por isso, leia atentamente todos os anúncios, para não fazer nenhuma pergunta irrefletida, o que também não é bom para a sua imagem. 

NÃO FAÇA COMENTÁRIOS NEGATIVOS NOS ANÚNCIOS

Se encontrou um anúncio do Facebook com o qual não concorda não faça comentários a demonstrar isso. Pode não estar de acordo com o conteúdo do anúncio, ter más experiências com a empresa que está a recrutar ou desejar dar a sua opinião sobre algo relacionado. Mas este não é o lugar indicado para este tipo de comentários, por muito que tenha razão, ou não. 
O que escrever irá, provavelmente, ser interpretado da forma prejudicial para a sua imagem. Mantenha uma postura discreta e profissional. Se desejar mesmo fazer um comentário destes, faça-o por mensagem privada.

TENHA CUIDADO COM O TIPO DE ANÚNCIOS 

É possível encontrar anúncios no Facebook que não são propriamente oportunidades de emprego, no sentido tradicional. Geralmente, são propostas de vendas de produtos em que os candidatos, mais tarde ou mais cedo, têm que entrar com algum valor monetário para começar a atividade de vendas. No início, as características e implicações nem sempre são explicadas aos candidatos, e existe a tentação dos convencer que irão conseguir, facilmente, grandes ganhos e prémios. 
Consideramos que este tipo de anúncio não é uma real oportunidade de emprego mais sim de negócio. Aconselhamos que analise bem a proposta, tendo em conta o seu perfil para a área comercial, as características do emprego/negócio e as suas disponibilidades financeiras.

FAÇA ANÚNCIOS PAGOS NO FACEBOOK 

O Facebook permite fazer anúncios pagos. Não são anúncios como os tradicionais, mas publicações pagas que podemos direcionar para serem visíveis por determinados tipos de pessoas.
Fazer um anúncio destes pode ser uma forma estranha, mas, em alguns casos, também pode ser eficiente. Os anúncios não têm preços muito altos, relativamente ao público alvo que atingem, e são mais utilizados na área comercial. No entanto, deve ponderar se é um investimento que se justifica, consoante o seu caso especifico.

__________
Continuar a ler mais: